Funilaria de caminhões em Ribeirão Preto


 

Ribeirão Preto é conhecida por ser a Califórnia brasileira, por ter temperaturas mais altas que as cidades vizinhas. Também é conhecida pelo agronegócio e várias feiras que ocorrem na cidade periodicamente. Frente a isso, a utilização de maquinário de transporte utilizados em colheitas, é elevada e a necessidade de manutenção destes veículos é frequente.

A New Truck percebendo essa carência na demanda, oferece o que há de melhor em funilaria de caminhões, visto que esse é uma das mais importantes manutenções a serem dadas em um veiculo pesado, e não apenas pela estética.

 

A funilaria de um veiculo pesado, é tão importante quanto manter outras peças referentes a mecânica em perfeito funcionamento. Além de deixar uma estética mais efetiva, uma funilaria bem realizada, aumenta a proteção da carcaça, protege contra riscos, pequenos arranhados, sol, chuva e poeira.

Contudo o serviço de pintura de caminhão também evoluiu, e equipamentos de alta tecnologia precisaram ser introduzidos nesse mercado. Procedimentos de maior complexidade também acompanharam essa evolução.

 

A New Truck vem acompanhando essa tendencia de evolução, e transpôs para a forma como os clientes são atendidos, já que a maioria desses precedimentos são demorados e exigem que o cliente espere por um longo período dentro da oficina.

O ambiente interno de sala de espera, conta com TV, internet, bebedouro, enquanto o cliente aguarda a entrega do veiculo, mas se ainda sim se o cliente não quiser ir até a loja, também disponibilizamos o serviço de leva e traz

 

Funilaria, pintura, tinta, martelinho... Saiba as diferenças

A grande maioria das oficinas possui uma estrutura definida, com funcionários administrativos e técnicos em reparação. Neste ramo de atividade não cabe a figura do “faz tudo”, principalmente nas funções básicas: funilaria ou pintura.

Há exceções, em que um funcionário é bom nos dois serviços, mas, geralmente, cada um deles exige um especialista.

 

Como o serviço de martelinho é mais barato que o de funilaria, às vezes o cliente vai à oficina e quer resolver tudo com o primeiro. Mas se saiu a tinta, não tem conversa: é serviço de funilaria. Martelinho, ou martelinho de ouro, é uma técnica que nasceu nas fábricas de caminhão para tirar pequenos amassados onde não houve retirada da tinta.

Existe até curso para ensinar a técnica e as ferramentas usadas são específicas: este é um trabalho bastante delicado, são necessárias centenas de batidinhas para corrigir o amassado, por isso ele só é feito em pequenas áreas. Se a oficina oferece o serviço, provavelmente é porque ela tem de fato um técnico preparado: é difícil alguém se arriscar porque não vai conseguir “enganar” num tipo de serviço tão minucioso. Há oficinas que não têm um especialista, mas terceirizam esse serviço.Se uma batida que tirou tinta não é caso para martelinho, uma que resultou em corte na chapa ou dano de grande porte não é caso nem de funilaria. O funcionário provavelmente oferecerá a troca da peça.Avalie a situação: desamassar é indicado para pequenos reparos, como as famosas "raspadas".

Entenda que todo retrabalho em chapa metálica (desamassar, esquentar, estanhar) provoca mudanças na resistência estrutural da chapa. Ela se torna menos maleável, mais rígida, e com o tempo e o uso do caminhão podem surgir deformações permanentes.Para oficinas que possuem solda MIG (veja foto ao lado), este problema fica minimizado, pois a caloria da solda é concentrada em uma pequena área, preservando a estrutura da chapa.No caso de para-choques, no entanto, o retrabalho é uma opção mais econômica, principalmente para veículos importados em que o preço das peças chega a ser dez vezes maior em relação ao valor do retrabalho.

Se você optar por peça nova, ao final do serviço, solicite para ver a peça velha.Uma das grandes preocupações nas instalações das montadoras é a limpeza do setor de pintura, tanto que a maioria nem permite a visitação dele e os funcionários trabalham todos cobertos. Qualquer poeira ou pó é motivo para interromper a linha de produção.Claro que as oficinas não são tão sofisticadas quanto as fábricas, mas as boas possuem cabine de pintura, ferramentas de polimento com aspirador acoplado e funcionários uniformizados.

Proteger o restante da lataria com material apropriado é importante: fuja de quem utiliza jornal, pois o ácido das folhas pode deixar manchas. O ideal é cobrir o caminhão com papel especial vendido por lojas de tintas, que não dissolve quando em contato com a tinta, não mancha e nem gruda na lataria.

 

Mais conhecido como colorista, este profissional é fundamental para que seu caminhão não saia com duas cores. Em grandes oficinas, existe um laboratório para acerto de tintas e o colorista faz parte do quadro de funcionários; já nas pequenas empresas esse trabalho é terceirizado.

O acerto de cores busca igualar a tonalidade de uma tinta nova com a tinta “cansada” (do caminhão). As diferenças são mais evidentes em cores básicas como branco, vermelho e amarelo. Portanto, se você possui um caminhão com uma destas cores, pergunte ao orçamentista como ele pretende acertar a tonalidade da tinta.

As tintas automotivas possuem um tempo de cura (secagem) que varia de acordo com o fabricante. Estufas de secagem, que são um local apropriado, com temperatura controlada, abreviam esse tempo. Porém, apesar de comuns nas fábricas, elas são encontradas em poucas oficinas.

Se a oficina que você escolher não tiver esse equipamento, saiba que, em alguns casos, você terá o incômodo de levar a peça repintada para polir depois de uns 2 meses do serviço realizado. É o caso capuz, a peça mais incômoda de se repintar. Não fique bravo com o pintor se a peça ficar opaca depois de alguns dias: a culpa pode ser da caloria do motor. Ela provoca uma secagem desordenada do verniz e da tinta. Nada que um polimento não resolva.


Toda boa oficina deve seguir a legislação em relação à coleta de resíduos. A água utilizada deve ser tratada antes de retornar para a rede pública e os resíduos de tinta, vernizes e solventes devem ser armazenados e coletados por empresa especializa Fechando o assunto, uma boa indicação é sempre bem-vinda. Como falamos no início, trata-se de um processo onde a habilidade do técnico é fundamental para o resultado do trabalho. Portanto, pergunte para quem já precisou e descubra que a New Trucks é pioneira nesse mercado de atuação.

 

Veja também:
Cuidados com a mecânica de um caminhão
O longo processo de restauração de caminhão
Confira apelidos carinhosos que brasileiros deram aos caminhões