Carros e caminhões: até onde eles são parecidos?


 

Não é só no tamanho que carros e caminhões se diferenciam. Apesar de terem motor, transmissão, direção e sistemas elétricos semelhantes, eles se distinguem de várias formas.  Continue lendo e confira as diferenças e semelhanças nos sistemas dos carros e caminhões.

 

 

Veja também: Como surgiu o primeiro caminhão do mundo?

 

 

Semelhanças e diferenças entre carros e caminhões

 

A estrutura dos dois tipos de veículos conta com motor, transmissão, direção, sistemas elétrico, de arrefecimento e de frenagem. E é no sistema de frenagem que se concentra a principal diferença. Entenda por quê.

 

Diferentemente do carro, o mecanismo de freio do caminhão é constituído pelo ar. Isso porque, é ele o responsável pela compressão e coleta junto à admissão do motor.

 

De maneira simples, no veículo pesado, o compressor regula o ar, controlando a pressão dos freios.

 

Nos veículos mais leves, como o carro, o freio utiliza o atrito entre o disco e outro elemento estático para controlar e diminuir a velocidade.

 

 

Você também pode se interessar por: Aplicativos de celular que todo caminhoneiro deve ter

 

 

É por isso que tanto os carros quanto os caminhões precisam de revisão e seguir as medidas de manutenção nas peças. Isso vale ainda mais para os caminhões, que transportam cargas e viajam o Brasil todo (clique aqui e confira algumas dicas de segurança para caminhoneiros).

 

 

Funilaria de caminhão em Ribeirão Preto

 

A New Trucks é uma empresa que é especializada na manutenção e reparação de caminhões e vans nacionais e importados, que realiza todos os serviços necessários para a reparação do seu veículo.

 

A oficina possui equipamentos e maquinários de última geração. Por isso, na hora de cuidar do seu pesado, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!