Tudo o que você precisa saber sobre a obrigatoriedade da placa Mercosul


 

Entra em vigor a partir do próximo dia 31 deste mês, a nova placa para veículos vinculados ao Mercosul, bloco composto pelos 12 países sul-americanos. O novo modelo estava previsto para entrar em vigor em janeiro de 2016, mas a mudança foi adiada por seis vezes. O modelo entra em uso com menos componentes de segurança que o previsto, mas com valor bem mais em conta do que a versão inicial.

 

 
 

 

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.

 

 

Leia também: Dicas de segurança para caminhoneiros

 

A  placa apresenta o padrão com 4 letras e 3 números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com 3 letras e 4 números. Também muda a cor de fundo que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.
 

 

Leia também: 4 aplicativos que todo caminhoneiro deve ter em seu Smartphone


 

Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. Entretanto, o modelo atual não terá ondas sinusoidais nem inscrições com efeito difrativo, itens de segurança obrigatórios pensados no início do projeto, o que preocupa especialistas.

 
Fonte: O Globo.com
 
Imagem: Divulgação